oleos essenciais

Essência ou Óleo Essencial?

Muitas pessoas não entendem bem a diferença entre essências aromáticas e óleos essenciais. Eu atribuo isso à comercialização indevida de produtos cosméticos que cheiram a determinada essência, jasmim por exemplo, e dizem que possuem óleos essenciais em sua composição, quando na verdade não possuem nenhuma porcentagem adequada para proporcionar algum efeito terapêutico, logo explico o porquê.

As essências aromáticas são sintéticas, produzidas para imitar aromas de diversas coisas, como frutas, flores e aromaterapiadiversos alimentos. Quem não ama tomar um banho com cheirinho de maracujá, coco com canela ou arruda? Se são de boa qualidade podem nos proporcionar experiências olfativas inesquecíveis. Muitos perfumes famosos são feitos tanto de essências aromáticas como de óleos essenciais.

Os óleos essenciais são as gotas mais puras que a planta pode proporcionar, são compostos voláteis extraídos por destilação a vapor ou por solventes. Além de naturalmente aromáticas, elas proporcionam efeitos terapêuticos apenas de serem inaladas por alguns minutos. O problema é que para conseguir uma gota de óleo essencial é necessário muitos quilos de determinada planta, a quantidade varia conforme o poder de liberação dessa planta. Por exemplo é necessário 1000 kg de pétalas de rosas para produzir 1 litro de óleo de rosas. Por tanto, óleos essências são caros, 10 ml podem custar de R$18,00 a R$400,00.

O estudo que se dedica ao uso dos óleos essenciais é chamado de Aromaterapia. Conforme a doença, incômodo ou mal estar é indicado um óleo ou a composição deles.

“A essência das plantas contém sua energia vital que atua diretamente sobre a harmonia das esferas do corpo humano: mental, físico e emocional. Há milhares de anos, os óleos das plantas vêm sendo utilizados como medicamentos, unguentos, perfumes e cosméticos, destacando-se sua utilização pelos egípcios, antigos mestres da perfumaria, e os gregos que também os utilizaram largamente como remédios e cosméticos aromáticos.”

Produtos feitos com óleos essenciais procuram seguir protocolos de utilização, recomendações terapêuticas e não costumam ser econômicos, pois além dos óleos essenciais, possuem um estudo profundo por trás do efeito desejado no indivíduo.

Apesar de ser considerada uma terapia holística e de ação mais suave, estudos comprovam que os óleos essenciais podem tratar desde uma simples dor de cabeça (que incomoda muita gente) até doenças sérias como o câncer. Resumidamente, isso acontece porque cada óleo essencial possui uma composição química específica que age em nosso sistema nervoso enviando uma “mensagem” à área afetada do corpo.

Muitos óleos essenciais não devem ser aplicados puros na pele, por isso são diluídos em óleos vegetais, em sabonetes, em pomadas, unguentos, em baixa concentração de 0,5% a 3% conforme a necessidade. Eu particularmente acho difícil padronizar isso, pois cada pessoa tem uma necessidade especifica.

Experimente usar algum óleo essencial e tenha uma experiência transformadora em sua vida com um produto 100% natural!

Fonte de pesquisa: Roberto Lázaro

Fonte da imagem: Tanupa

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s