info@purachuva.com.br

A angústia e a insegurança podem surgir por inúmeros fatores e em todas as idades, desde os bebês que precisam ser afastados de seus pais aos 4 meses após a licença maternidade até em crianças em idade escolar que temem sair do aconchego de seu lar. Sabemos que as nossas preocupações são sempre muito grandes, mas nossas crianças podem sentir medos e inseguranças de formas muito profundas e com dificuldades de serem expressadas.

Podemos encontrar muitos casos de crises severas em crianças que vivenciam a separação dos pais, principalmente se não está sendo de forma harmoniosa. Eu tenho o caso do meu filho, na época com 2 anos de idade, vivenciou a minha separação com o pai dele e ficou muito nervoso por um longo período. As crises dele se manifestavam sempre que ele ficava longe de mim por muito tempo e quando percebia que estava sozinha em sua cama de madrugada, ele tinha febres e vômito sem motivo aparente. Depois de 3 dias percebendo crises frequentes eu me desesperei e procurei ajuda da nossa pediatra que conseguiu conter e aliviar as crises com florais e eu ao mesmo tempo usando o que estava aprendendo na Aromaterapia.

As crianças se expressam através de seus comportamentos e doenças, muitas inclusive refletem as dores e ansiedades dos pais, principalmente da mãe e com muito mais intensidade até os 2 anos de idade. Sintomas como dores de cabeça, dores de barriga, crises de vômito, febres sem motivo e brotoejas na pele são muito frequentes. Obsessões, manias, falta de apetite, recusa de ir à escola ou sair com algum membro da família são outros sintomas comuns.

À principio, baseados em uma visão do todo e da influência dos pais na criança, como tratamento é interessante que o cuidador da criança use a Aromaterapia tanto na criança como em si mesmo, ajudando a tornar o ambiente mais leve, descontraído e seguro para ambos.

Dicas de Óleos Essenciais (OE) que podemos usar:

Camomila Romana – Anthemis nobilis

Um dos mais incríveis óleos essenciais para acalmar o sistema nervoso, em casos de agitação, ansiedade e estresse, em casos de problemas de pele de origem nervosa e alérgica, crises de asma e outras alergias respiratórias. Este óleo relaxa, alivia tensões e melhora o sono. Auxilia em depressões sem causa aparente, enxaquecas, pesadelos e choques nervosos. Recupera o entusiasmo interior e a alegria de viver. De todos os óleos, este é o mais recomendado para os bebês.

Inalação para aliviar a angústia e nos momentos mais difíceis – Pingue 2 gotas de OE de camomila romana nos pulsos da criança e peça que inale profundamente várias vezes ao dia. Você também pode usar o nosso Tônico Gotas de Delicadeza de Camomila e Óleo de Coco em massagens nas têmporas.

Massagem relaxante para crises emocionais, insônia, enxaqueca – Misture 60ml de óleo vegetal de semente de uva ou maracujá e 12 gotas de OE de camomila e 6 gotas de OE de Lavanda Francesa. Faça massagens na sola dos pés, ao longo da coluna, pescoço e têmporas, algumas vezes ao dia até sentir que os sintomas melhoram.

Lavanda Francesa – Lavandula officinalis

Óleo essencial seguro para uso em bebês e todos os tipos de pele, regula os distúrbios do sono e acalma a agitação. Considerado o “Rescue da Aromaterapia”, é especialmente utilizado como complemento de todas as sinergias para ajudar a tratar a insegurança, carência afetiva e estresse, útil em todos os problemas de pele, sempre ande com um vidrinho de lavanda para qualquer emergência.

Massagem para choro e nervosismo nos bebês – misture Misture 60ml de óleo vegetal de semente de uva ou maracujá e 12 gotas de OE de Lavanda Francesa. Faça massagens na sola dos pés e no abdome do bebê algumas vezes ao dia até sentir que os sintomas melhoram.

Aromatização ambiental para distúrbios do sono, insônia e angústia – pingue 2 gotas de OE de Lavanda Francesa no difusor aromático, 4 gotas nos lençóis e travesseiro, e 2 gotas diluídas em 10 ml de óleo vegetal de semente de uva para massagem na região cardíaca

Bergamota – Citrus auramtium var. bergamia

“Um raio de sol que dissipa a insegurança e a ansiedade”, assim este óleo é muito bem enaltecido. Além de suas excelentes propriedades dermatológicas, o óleo essencial de Bergamota ajuda a equilibrar as emoções, libera sentimentos de medo, vulnerabilidade, timidez e rejeição. Ameniza a culpa e fortalece a auto estima, ajuda em estados de depressão e tristeza.

Banho de imersão para insônia e nervosismo – prepare um banho morno à noite, dissolva 1 colher de leite em pó em um copo de água, adicione 5 gotas de OE de Bergamota e 5 gotas de OE de Lavanda Francesa, permita um banho demorado e acalentador, com brincadeiras e muito carinho.

Aromatização ambiental para despertar a tranquilidade e a confiança – Pingue 10 gotas de OE de Bergamota no difusor aromático.

Não usar puro na pele.

Tangerina – Citrus reticulata

Reequilibrador nervoso, ajuda a tratar a hiperatividade infantil, agitação e especialmente a angústia da separação da criança com os pais. Estimula a alergia de viver e por isso ajuda muito em casos de depressão e crises emocionais. Muito bom para crianças agitadas, nervosas e briguentas.

Inalação para diminuir birras em crianças na horas das refeições – pingue 3 gotas de OE de Tangerina em um algodão e peça para a criança inalar de 10 em 10 minutos antes das refeições.

Aromatização ambiental para tornar o ambiente mais alegre, leve e confortável – Pingue 10 gotas de OE de Tangerina no difusor aromático.

Aromatização com colar aromático para acalmar a agitação – pingue 2 gotas de OE de Tangerina no colar aromático e deixe a criança usando em todos os momentos que estiver em casa e durante suas atividades diárias.

Como fazer uma sinergia completa para massagens diárias?

Utilize 60ml de óleo vegetal de semente de uva ou o nosso Óleo Corporal Gotas de Suavidade já preparado com os óleos vegetais mais recomendados, adicione 6 gotas de OE de Bergamota, 6 gotas de OE de Tangerina, 5 gotas de OE de Lavanda Francesa. Se quiser ainda pode adicionar 1 ml do Tônico Gotas de Delicadeza de Camomila com óleo de coco para aumentar ainda mais a efetividade da massagem.

Utilize a sua sinergia várias vezes ao dia para massagens rápidas nas solas dos pés e têmporas, e após o banho morno aproveite para aumentar o vínculo com a criança massageando seu abdome e ao longo da coluna. Sinergia ideal para crianças em idade escolar.

O toque através da massagem aromática, já é uma ferramenta fundamental para aliviar todas as inseguranças da criança,é importante compreender a importância da pele para o nosso desenvolvimento emocional e físico, veja neste artigo reflexões importantes sobre o cuidado e afeto que devemos dar à nossa pele – A pele que acalenta o corpo e a alma.

Em sinergias feitas para adultos aumente a quantidade de óleos essenciais para aumentar a efetividade.

ATENÇÃO:  Os óleos essenciais de Bergamota e Tangerina são cítricos, portanto não expor-se ao sol até 6h após o uso.

Na Pura Chuva você pode encontrar o Óleo essencial de Lavanda Francesa e outros produtos complementares.

 

Fonte de estudo:
Formação em Aromaterapia Terra Flor – por Luciane Schoppan.
Cuidando dos Filhos com Óleos Essenciais – por Daniely Festy. Editora Laszlo, 2017.
Aromaterapia para os pequenos – por Anne-Laure Jaffrelo. Editora Laszlo, 2017.

Fonte da imagem:
http://esalud.info/

leave a reply