info@purachuva.com.br

“A argila contém sílica, alumínio, ferro, titânio, cálcio, sódio, potássio, manganês e por vezes até magnésio. As proporções destes compostos variam conforme a sua origem, mas todas têm elevada porcentagem de sílica e alumínio, o que explica as suas propriedades cicatrizantes e anti inflamatórias.”
“Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potencializados de conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades. Os seus íons negativos têm a capacidade de atrair e absorver toxinas provenientes dos íons positivos, reduzindo os níveis de toxicidade e produzindo efeitos antissépticos, antibióticos e cicatrizantes.”

A Argila é tão poderosa que pode ser usada pra tudo, para curar dores de cabeça, dores no ventre, cólicas, infecções de urina, infecções de estômago, para fazer ceder a febre, para curar feridas na pele, acne, eczemas, para limpar profundamente, contra oleosidade e queda de cabelo, para a pele delicada do rosto, para a pele das crianças, misturada a chás de boas ervas pode ser calmante, suavizante, clareador, estimulante da circulação, rejuvenescedor.. enfim, basta conhecer um pouco o que cada cor pode te oferecer.

“Ao contrário dos produtos químicos que podem destruir indiscriminadamente tanto os tecidos saudáveis como os doentes e quer as bactérias benéficas quer as patogênicas, a argila é seletiva na procura dos micróbios patogênicos e dos tecidos lesados, permitindo um rápido restabelecimento da saúde.”

Aqui eu uso as argilas branca, verde e vermelha, além de serem mais fáceis de encontrar, são básicas para ter em casa, resumindo um pouco da ação delas:

Argila Branca – É a mais suave e indicada para peles sensíveis e delicadas. Absorve a oleosidade sem desidratar. Clareadora da pele, útil em eczemas, dermatites e rachaduras na pele. Rica em alumínio, além de antisséptica, é calmante da pele, dos nervos e músculos tensos. Como não é alergizante, é adequada à pele sensível dos bebes e pode ser usada como talco. Tem propriedades antissépticas, muito úteis para as peles irritadas. Pode ser ainda aplicada como máscara capilar para cabelos fragilizados.

Argila Verde – Por ser rica em cobre, possui ação anti inflamatória benéfica na acne, furúnculos e abscessos. Possui cromo e magnésio que ajudam nos processos depurativos e desintoxicantes. Altamente purificadora, possui forte capacidade de absorção de toxinas. Possui propriedades analgésicas úteis no alívio de dores articulares e musculares, descongestionando as zonas afetadas. É benéfica na flatulência e outros problemas abdominais.

Argila Vermelha – A argila mais rica em ferro. Estimula a circulação e o metabolismo, é revitalizante da pele, devolvendo-lhe uma luminosidade natural. Desintoxicante e muito indicada em tratamentos de gordura localizada e emagrecimento. Útil conta anemia e é tonificante das veias.

O banho de argila melhora as perturbações devidas a má circulação periférica e permite o relaxamento em caso de insônia ou durante períodos de fadiga muscular. Limpa a pele profundamente e devolve a ela os minerais mais puros do solo. É energizante e magnetizante, pois detém toda a força da terra.

Indispensável na sua casa?

Fontes de pesquisa:

Revista Laslo 3ª edição 2012

Site Natural e Saudável

leave a reply