info@purachuva.com.br

Sim, ele  é bom! É o poderoso óleo de coco!

Este óleo é uma maravilha, um grande aliado que todos deveriam consumir. Seus benefícios são inúmeros e entre eles se destaca o auxilio que a gordura do coco fornece ao organismo protegendo de doenças infecciosas sejam virais ou bactericidas.

Qual o motivo de tantos benefícios?

O motivo é o Ácido Láurico em grande concentração no TCM (óleo de coco) que é obtido em países tropicais de 3 tipos de coqueiros:

  • Coco Praia, do qual se retira a famosa “água de coco” rica em vitamina E;
  • Coco Babaçu, coqueiro brasileiro que fornece uma castanha rica em ácido láurico;
  • Coco Palmiste, obtido do caroço da palma.

BenefitsOfCoconutOilO que faz o Ácido Láurico?

Este componente importante, também encontrado no leite materno, fortalece o sistema imunológico do bebê pela ativação da liberação de uma substância que se chama Interculina 2 que faz o organismo produzir mais células brancas de defesa. Se no TCM  é encontraoa o ácido láurico assim como no leite materno, concluímos sua importância para os bebês e como ele deve ser saudável para os adultos.  O organismo também se utiliza do ácido láurico para fabricar o ácido graxo, uma gordura que se chama monolaurina.

Para que serve a Monolaurina?

Ela atua destruindo a membrana lipídica que envolve as bactérias, fungos e vírus.
“Há assim uma potencial atividade antiviral e anti-bacteriana desta substância contra vírus perigosos como Epstein-Barr, causador da mononucleose e bactérias como aHelicobacter pylori, principal causa hoje do câncer do estômago” (Enig, M.; Issacs, C.E. et al. & Kabara J.J. et al.).
Por isso o óleo de coco é considerado um produto que protege e age contra microorganismos causadores de doenças como herpes, estomatite, sarampo e entre outras.

Óleo de coco líquido ou sólido?

Óleos láuricos como o de coco são estáveis, não alteram as qualidades naturais no refino, no frio ou no calor.  Por isso em seu processo não são necessários o uso de produtos químicos prejudiciais á saúde. O óleo endurece em temperaturas á baixo de 24° graus e para voltar ao estado líquido basta aquecer que não altera suas propriedades.

Como consumir?

  • Você pode usar na culinária substituindo os óleos tradicionais da cozinha, como ele tem um leve sabor de coco aproveite para fazer pratos mais elaborados. Que tal ao invés de legumes na manteiga fazer legumes ao óleo de cocô? Fica a dica!
  • Na alimentação dos bebês ele é recomendado nas primeiras papinhas devido ao ácido láurico presente no leite materno como explicamos á cima.
  • Para a pele? Excelente opção! É multiuso, alta durabilidade, penetra com rapidez e age como imunomodulador. Os bebês amam massagem com óleo de coco, é altamente hidratante, antibacteriana e protege a pele do bebê sendo uma opção segura para os pequenos.
  • Para quem tem acne é útil, pois mata os fungos e bactérias que são as causadoras. É um antioxidante reparando os danos na pele como estrias e prevenindo o surgimento de rugas.

Como não se apaixonar por ele?

Impossível!

Saiba mais, e pesquise mais para ficar cada vez mais ao lado do óleo de coco:

http://laszlo.ind.br/campanhas/oleosdecoco.pdf
http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/369.pdf
http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/coc.php

leave a reply