Assaduras e tratamentos naturais

Assaduras e tratamentos naturais
1 de julho de 2019 Pura Chuva
Em Cuidados com a saúde

Quando o Samuel era bebê, logo após nascer, algumas assaduras começaram a aparecer, como toda mãe de primeira viagem comecei a usar o mais comum, pomadas químicas! As tais milagrosas pomadas não resolveram em nada, as assaduras pioraram e uma alergia começou a despontar pelo corpo, suspeitei do calor pelo excesso de roupa, usei as receitas das avós: maizena, camomila no banho, mais pomadas químicas e fortes, talco, lenços umedecidos, entre outras coisas. Nada resolveu.

Logo na primeira consulta no pediatra, ele olhou as assaduras e identificou que o Samuel na verdade estava com alergia aos alimentos que eu consumia e me orientou a não consumir leites e derivados, nem soja ou qualquer tipo de grão oleaginoso, mudei minha alimentação drasticamente e sim, ajudou em 70%. Passei a usar em tempo integral as fraldas de pano modernas, li em algum lugar que os lenços umedecidos pioravam muito as assaduras e passei a usar algodão com água morna, aí foram mais 15% de melhoria.

Enfim encontrei as pomadas naturais e maravilhosas da Dádivas da Terra, produzidas pela Letícia Ribas, e as assaduras e alergias chegaram ao fim! Mais do que encantada e já imersa no mundo dos produtos naturais, eu resolvi fazer um curso com ela e aprender a fazer essas pomadas maravilhosas e naturais.

Assim, com base na minha experiência, posso sintetizar algumas dicas bem especiais para evitar as assaduras sem fim e as alergias:

  • Elimine de sua vida os lenços umedecidos, além de possuírem químicos agressivos a pele de um bebê tão pequeno, deixam a pele úmida demais. A pele que já tem assadura ou brotoeja precisa estar o mais seca possível ou oleosa para proporcionar uma cicatrização mais eficiente. Prefira usar algodão e água morna, uma solução de água com chá de camomila pode ajudar a aliviar a coceira ou desconforto. Eu na maioria das vezes lavava o bumbum do meu pequeno na pia do banheiro mesmo, passando a mão molhada na água morna levemente e com sabonetes glicerinados ou 100% naturais.
  • Fraldas com cocô e muito xixi devem ser trocadas imediatamente, pois quando acontece qualquer mudança na alimentação (inclusive da mãe), ou conforme a criança cresce, o xixi fica muito ácido e piora muito a irritação da pele.
  • Evite as pomadas químicas! A pele do bebê é muito sensível e mesmo que as pomadas já tenham sido testadas (e em animais indefesos), o bebê NÃO PRECISA delas, ele precisa estar com a pele sempre seca e arejada, deixar o bebê sem fraldas em alguns momentos do dia pode ajudar a evitar assaduras. Quem usa as modernas fraldas de pano costuma não usar pomadas, pois além de desnecessárias, estragam a absorção do tecido.
  • Bebês recém nascidos nascem com uma proteção muito especial na pele, o vérnix, deixe o bebê o máximo de tempo que puder com ele e ao limpar não precisa esfregar muito, logo na primeira semana você pode usar um sabonete natural 100% azeite de oliva que tem pouco poder limpante e muito mais condicionante, ele mantém essa proteção e permite que a pele do bebê se acostume ao ar fora da barriga e as mudanças de temperatura.
  • Fique atento à alimentação, tem uma série de alimentos que a mãe consome que são acidificantes e deixam o bebê suscetível a assaduras e alergias de pele, exemplo: cítricos, brócolis, pimenta, repolho, feijão, cafeína, chocolate, amendoins e outras nozes, trigo, laticínios, milho, frutos do mar, ovos, soja, peixe.
  • Quando for fazer a introdução alimentar consulte um pediatra ou nutricionista infantil para evitar que a criança desenvolva alergias de pele. Estudos comprovam que o intestino do bebê se prepara ao longo do crescimento dos 6 meses aos 3 anos para assimilar todos os tipos de alimentos, por isso muitas crianças que são alérgicas aos laticínios costumam perder essa sensibilidade até os 3 anos de idade.
  • Banhos com óleos essenciais são recomendados a partir dos 3 meses, a Camomila Romana é incrivelmente poderosa, depois dos 8 meses a Lavanda Francesa e o Tea Tree (melaleuca) são mais eficazes. Lembrando que a concentração de óleos não deve ultrapassar 1%.

Qualquer dúvida sobre como usar os óleos essenciais ou as pomadas, nós podemos te ajudar.

Opções naturais para cuidar da sua pele: