Shantala – uma arte tradicional com óleos vegetais

Shantala – uma arte tradicional com óleos vegetais
1 de julho de 2019 Pura Chuva
Em Aromaterapia, Cuidados com a saúde

Todos sabemos que a felicidade é simples, são pequenos momentos de reciprocidade e amor compartilhado que fazem a vida valer a pena. Cuidar de um bebê nos proporciona muitos desses momentos, ainda assim sempre é bom usar a criatividade e a boa vontade para criar oportunidades em que a suavidade da alegria possa adentrar nosso dia a dia.

Uma forma milenar de criar um pequeno ritual de amor entre você e seu bebê é uma prática chamada Shantala. Essa arte se originou a partir do conhecimento da Ayurveda, um ramo da sabedoria milenar da Índia destinado à promoção da saúde através do equilíbrio dos cinco elementos no organismo. Dentro dessa tradição de conhecimento a prática terapêutica de massagem infantil é conhecida como ‘Abhyanga Kumara’, que significa, literalmente, ‘massagem com óleo em bebês’.

Nos anos 70, um médico francês chamado Frederick Laboyer presenciou uma mãe indiana aplicando essa massagem em seu bebê. Encantado com a prática, Laboyer registrou passo a passo os movimentos executados pela mãe e acabou sendo o responsável pela difusão desse conhecimento no Ocidente. Em homenagem à mãe que lhe transmitiu esse saber ancestral, Laboyer rebatizou a técnica com o nome dela, Shantala, termo pelo qual essa massagem ficou conhecida ao redor do mundo através de seu livro (foto ao lado).

Não é por acaso que a ‘Abhyanga Kumara’, ou Shantala, conquistou tantos praticantes e interessados. Além de promover uma série de benefícios ao bebê e à pessoa que aplica a massagem, esse ritual é uma excelente maneira de criar e cultivar um vínculo amoroso. Em geral a massagem é realizada ao anoitecer. Ao receber a massagem o bebê tende a ficar mais calmo e relaxado, dando menos trabalho na troca de fraldas e proporcionando um sono mais profundo. Além disso, o relaxamento promovido pela massagem contribui também para o alívio das cólicas. Segundo a Ayurveda, a Shantala pode ser aplicada em bebês a partir de um mês de vida. Assim como ocorre com a moleira da criança, durante os primeiros 30 dias os chakras (pontos de energia do corpo) ainda se encontram muito abertos e em formação, não sendo recomendada massagem nesse período inicial.

Outro ponto importantíssimo é que a Shantala deve ser praticada somente com óleos vegetais e não com óleos minerais, pois os óleos minerais não são recomendados para o uso em peles de bebês ou peles muito sensíveis. Os óleos vegetais são mais fáceis de serem absorvidos pela pele, além de nutri-la e hidratá-la promovendo a saúde de um forma integral. Os óleos minerais, muitos deles derivados do petróleo, são causadores em potencial de alergias e tendem a obstruir os poros da pele.

A técnica de massagens em bebês pode ser encontrada em livros ou cursos livres com profissionais, recomendamos os cursos porque algumas mães podem se sentir inseguras em massagear o seu bebê nas primeiras vezes e um profissional sempre pode auxiliar melhor. Em Curitiba recomendamos a Carla Schultz do Mamain Consultoria Materna.

Pensando em disponibilizar às mamães e aos papais adeptos da Shantala um óleo ideal para prática desse lindo ritual de amor, foi que desenvolvemos o Óleo Corporal Gotas de Suavidade. Composto por uma sinergia especial de óleos vegetais, ele tem uma rápida absorção pela pele promovendo uma profunda hidratação. Além disso, tem uma textura suave e especialmente adequada para prática da massagem sendo também livre de componentes alergênicos.

O Óleo Corporal Gotas de Suavidade é composto pelos óleos de Semente de Uva, de Semente de Maracujá e de Girassol, todos de boa procedência. Não utilizamos nenhum tipo de conservante ou estabilizante sintético em nosso produto. Unindo isso ao fato de os óleos que usamos serem prensados a frio, virgens ou extra virgens, podemos garantir a aqueles que usam nosso produto a integralidade das características terapêuticas e dermatológicas do seus componentes.

Por conta de sua composição o Óleo Corporal Gotas de Suavidade também é uma excelente opção para ser usado como carreador de óleos essenciais. Isso significa que você pode diluir nele o óleo essencial de sua preferência para prática de massagem não somente em crianças, mas também em adultos (caso no qual a proporção de diluição de OE é de 3%). Importante lembrar que para bebês recém nascidos o ideal é utilizar somente óleo vegetal puro, sem diluição de óleos essenciais. A partir de três meses é possível utilizar óleos essências como a Lavanda, o Limão Tahiti e a Camomila, em uma diluição de 1%. Em um óleo de 60 ml, isso significa que você pode adicionar a ele 10 gotas de óleo essencial que considerar mais conveniente.

No ritual de amor com seu bebê que você constrói através da Shantala nada melhor do que ter a disposição um óleo criado e produzido com o mesmo carinho e amor de mãe com o qual você cuida do seu tesouro. Sendo um óleo completamente livre de qualquer aditivo sintético, integral e multifuncional, ele traz a você toda plenitude e suavidade da Mãe Natureza.

Opções de óleos naturais para Shantala: